Eco Blog

04 outubro

Vistoria de imóvel: 8 dicas para fazê-la da forma certa

Adquirir um novo apartamento é um grande conquista para qualquer pessoa. Mas o que fazer para ter certeza que o imóvel entregue está em boas condições? Nesse momento, é preciso fazer a vistoria de imóvel.

Em vista disso, realizar uma vistoria em apartamentos novos é uma prática comum para não ficar com o peso na consciência de que encontrará algum problema assim que começar a utilizar o imóvel.

Mas você já sabe o que precisa fazer na prática? Neste conteúdo, vamos apresentar 8 dicas que vão ajudar você a realizar uma boa vistoria de imóvel.

Pontos importantes na hora de fazer uma vistoria de imóvel

1. Faça antes de realizar sua mudança

Vistoria de imóvel: faça antes de fazer sua mudança.

Vistoria de imóvel: faça antes de fazer sua mudança.

A vistoria de imóvel é um processo que deve ser realizado tanto para os casos de recebimento do apartamento que foi comprado na planta, como também no momento da compra de um imóvel já pronto.

Entretanto, em ambos os casos, você precisa fazê-la antes de realizar sua mudança. Caso encontre algum problema, ele deve ser resolvido antes que já esteja com todos os seus móveis no local.

2. Tenha tempo disponível para olhar os detalhes

Uma vistoria de imóvel não é uma ação feita de uma hora para outra. Logo, você precisa ter tempo disponível para conseguir ficar atento a cada detalhes do local, para não deixar nada passar despercebido.

Nesse momento, se acabar encontrando algum defeito mas acreditar que é algo simples, sem necessidade de ser reportado por querer fazer sua mudança o quanto antes, estará cometendo um grande erro.

Por isso, o lado emocional não pode aparecer aqui. Lembre-se que essa pressa pode gerar problemas mais graves no futuro!

3. Leve o memorial do imóvel para a vistoria

Vistoria de imóvel: confira o memorial descritivo.

Vistoria de imóvel: confira o memorial descritivo.

Para que sua vistoria seja a melhor possível, é preciso ter em mãos o memorial, com o descritivo de tudo que o imóvel deve ter segundo a construtora. Nesse momento, é importante verificar partes como:

– Acabamentos;

– Instalações elétricas;

– Instalações hidráulicas;

– Pisos para apartamento;

– Janelas;

– Pintura.

Como são muitos itens, o ideal é levar alguém com você para dividir os olhares para cada um desses pontos. Lembre-se também de levar itens como a trena para medição e de realizar várias fotos do ambiente, caso encontre algum problema.

4. Busque as melhores construtoras do mercado em vistoria de im

Vistoria de imóvel: escola a construtora certa.

Vistoria de imóvel: escola a construtora certa.

5. Dê uma atenção especial aos pisos

A ideia central por trás de uma vistoria de imóvel é garantir que ele está com toda a estrutura pronta para receber os moradores. E um dos pontos que precisam de maior atenção é sem dúvida os pisos do local.

Geralmente, quando o trabalho de finalização do imóvel não é bem feito, sempre há falhas e irregularidades nos pisos. Você não vai querer correr o risco de dizer que está tudo em ótimo estado e logo depois perceber que na verdade existem uma série de problemas, não é verdade?

Verifique que tudo está nivelado e bem colocado, principalmente quando são feitos com cerâmicas.

6. Conte com a ajuda de um especialista para a vistoria

Qualquer problema urgente que for observado precisa ser inspecionado por um especialista antes de você assinar um contrato final identificando que está tudo certo com o imóvel. Isso já mostra de imediato qual a real importância de contar com esse profissional.

Antes mesmo de achar que fazer a vistoria de imóvel é algo básico. O que você mesmo consegue fazer rapidamente, lembre-se que qualquer tipo de problema encontrado vai gerar mais trabalho. Bem como, ajustes importantes para que o local possa receber moradores.

Um especialista capacitado para realizar esse processo de vistoria de imóvel conseguirá identificar facilmente quais os pontos de ajuste já para encaminhar ou não as ações com os responsáveis.

7. Leve um checklist com tudo que deve constar no relatório de vistoria

Fazer a vistoria de imóvel significa dizer que também deve existir um relatório mais formal. Afinal, é isso indica qual o estado real dos itens no local. E para não deixar nada passar, é essencial contar com um checklist completo de itens para observar além do memorial, como já vimos antes.

É a partir do que estiver presente nesse relatório que você vai perceber se está realmente tudo pronto. Também será possível notar para fazer a ocupação do imóvel ou se ainda faltam muitos ajustes.

Esse checklist ajuda a fazer um julgamento fundamentado e informar se deve ou não prosseguir com a compra. Os pontos mais importante que devem estar presentes nele são:

  • Avalie se a propriedade é ou não uma boa opção de compra pelo seu estado e qualidade, e não só por conta do preço acordado;
  • Deixe claro quais ajustes devem ser feitos antes de dar os próximos passos;
  • Verifique qualquer falha grave em partes acessíveis do edifício também, que possam afetar o valor do imóvel.

Qualquer problema urgente que precise ser inspecionado por um especialista antes de assinar um contrato de aquisição do imóvel pode interferir também no tempo necessário até que consiga fazer sua mudança.

8.  Na vistoria de imóveis não esqueça de verificar as medidas

Além de todos os pontos que já vimos, você também precisa verificar na vistoria se as medições descritas para o imóvel estão realmente corretas.

O espaço interno descrito vai impactar diretamente na escolha de itens como os móveis e a escolha de utilização dos cômodos. Então vale a pena garantir de que está adquirindo um espaço com o comprimento correto.

A melhor dica mesmo para não ter problemas com a vistoria de imóvel é adquirir os apartamentos de uma construtora que consegue comprovar qualidade em cada uma de suas entregas.

Uma boa opção é buscar o contato de outros investidores e moradores dos imóveis construídos pela Eco. Dessa forma fica mais fácil ter um depoimento de quem já passou por esse processo de vistoria.

E nada melhor do que buscar as opções de empreendimento da Eco Construções, que sempre surpreendem e superam as expectativas dos clientes, não é mesmo?

Gostou das nossas dicas para realizar a vistoria de imóvel? Se está buscando as melhores opções de imóveis em João Pessoa, conheça agora mesmo as opções de empreendimentos da Eco Construções.

Compartilhe
FacebookTwitterWhatsApp

por Eco Construções

Uma empresa em movimento é uma empresa em constante evolução.

Ligamos para Você

Atendimento por Whatsapp

Atendimento por Whatsapp

Atendimento por Email