Eco Blog

28 novembro

Comprar ou alugar: quais os benefícios de cada um?

Buscar uma moradia nova é uma mudança importante para muitas pessoas, principalmente com o foco em melhorar o padrão de vida. E se você está preparado para dar o próximo passo, então deve ter a dúvida sobre qual investimento fazer: comprar ou alugar um imóvel?

Essa é uma dúvida bem comum que vem se intensificando nos últimos anos por conta da facilidade para escolher uma ou outra opção.

O fato é que as duas opções possuem benefícios diferentes, e neste conteúdo você vai conhecer quais são eles para tomar a melhor decisão nesse momento.

Comprar ou alugar: quais os benefícios de cada um?

 

Para conseguir fazer uma boa escolha, é importante conhecer quais as vantagens de cada um dessas formas de aquisição de um imóvel. Então veja em detalhes quais os benefícios que você pode conseguir.

 

Benefícios de alugar um imóvel

 

Entre comprar ou alugar, existe uma série de fatores que pesam a favor da opção do aluguel:

– Mudança rápida: é fechar acordo e já partir para a mudança! Essa é uma das principais vantagens de alugar um imóvel, que não possui tanta burocracia, agilizando o processo de mudança;
– Documentação simples: o contrato de aluguel é basicamente o único documento necessário para fechar um imóvel. Por isso, é muito mais simples e rápido optar por essa opção, sem a burocracia de ter várias assinaturas diferentes;
– Não ficar com risco de dívida: para quem não está com a situação financeira confortável, a opção do aluguel é a melhor para não gerar um dívida mais alta.
Benefícios de comprar um imóvel

 

Mas da mesma forma que alguns pontos pesam a favor do aluguel, a opção da compra não fica para trás:

 

– Descontos pela retomada da economia: depois de um período conturbado na economia, onde o setor imobiliário passou por uma forte crise, chegamos ao momento em que existe uma série de descontos e vantagens para compra de um imóvel. Isso significa que a hora de comprar um imóvel é agora;
– Queda da taxa SELIC: estamos vivendo o momento em que a Taxa SELIC, principal parâmetro para determinar os juros imobiliários, está no seu menor patamar em toda a história. Isso significa que está bem mais em conta financiar um imóvel, principal opção para quem quer comprar um novo;
– Ótima opção de investimento: comprar um imóvel não é apenas uma opção para fazer uma mudança e só. Esse é um dos principais tipos de investimentos para ter retorno e valorização no futuro. É possível escolher também pelos empreendimentos imobiliários mais rentáveis.

 

Conhecendo esses benefícios já consigo me decidir?

 

Na prática, a resposta é sim! Se você perceber bem, vai ver que os benefícios de um modelo são as desvantagens do outro.

Nesse caso, vale pensar bem em qual o seu objetivo principal no momento. Dependendo desse foco central, fica muito mais fácil fazer uma escolha. E os objetivos podem estar relacionados a pontos como:

–  Mudar logo;
– Ter menos burocracia na aquisição;
– Fazer um investimento;
– Pagar menos;
– Ter um bem próprio.

 

Entendeu como existem vários fatores que influenciam na escolha entre comprar ou alugar um imóvel? Mas de qualquer forma, se estiver pronto para morar na melhor capital do Nordeste, João Pessoa, é importante conhecer os lugares mais seguros da cidade. Por isso preparamos um conteúdo completo para que conheça os bairros mais seguros para viver.

Compartilhe
FacebookTwitterGoogle+WhatsApp

por Eco Construções

Uma empresa em movimento é uma empresa em constante evolução.

Ligamos para Você

Atendimento por Whatsapp

Atendimento por Email